Shiatsu: o que é? Para que serve?

Shiatsu: saiba o que é e como esta técnica e como ela pode auxiliar na sua saúde

Shiatsu é um tipo de massagem com propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do indivíduo e promover a melhoria da circulação e alívio de tensões. Sua adoção é indicada para todos os momentos em que se sente necessidade da massagem.

Shiatsu: o que é? Para que serve?

Shiatsu é a técnica japonesa de massagem terapêutica que tem como base o equilíbrio de corpo e mente através da pressão dos dedos, das palmas das mãos ou então dos cotovelos.

Popularmente chamada de massagem oriental, o shiatsu veio para o Brasil na época da imigração japonesa no país. Ele é considerado uma terapia alternativa, assim como o Reiki, a acupuntura e muitas outras terapias alternativas existentes no Brasil.

Como o shiatsu funciona?

O shiatsu funciona com o terapeuta aplicando uma pressão sobre os meridianos do indivíduo, de forma a liberar os fluxos de energia e devolver o equilíbrio energético. Para receber a massagem, o ideal é estar com roupas leves ou de banho para facilitar a remoção e receber a massagem.

É importante que o indivíduo que for realizar o shiatsu não deve possuir fome, nem ter se alimentado momentos antes da sessão. O ideal é que tenha se alimentado com pelo menos uma ou duas horas de antecedência.

A aplicação do shiatsu ocorre deitada em uma maca, ou então sentado em sua cadeira. Essa massagem pode ser realizada em todo o corpo, de forma a prevenir qualquer problema. Caso opte por relaxar em apenas pontos específicos, pode manter somente os locais do corpo que precisam de um tratamento.

No site Eu Terapeuta você pode encontrar um profissional capacitado em shiatsu para te atender.

O shiatsu pode gerar a sensação de corpo dolorido em certas partes do corpo, isso ocorre porque essas regiões foram mais estimuladas por estarem com sua energia bloqueada. Como resultado, pode gerar dores no indivíduo durante e/ou após a massagem.

Quais os benefícios do shiatsu? Possui efeitos colaterais?

O Shiatsu melhora a circulação através da dilatação dos vasos sanguíneos, ameniza tensões por todo o corpo, incentiva a eliminação de toxinas, e acelera o processo. Além desses benefícios, o shiatsu ainda relaxa e equilibra a mente do indivíduo.

Devido ao fato do shiatsu promover adaptação do corpo humano, o shiatsu pode ser adotado na gestação, adolescência e menopausa.

As únicas contraindicações existem até o terceiro mês de gestação, além dos casos de osteoporose e de câncer.

Shiatsu e as terapias alternativas

Chegamos ao fim do artigo e você viu como o shiatsu funciona e todos os detalhes envolvidos em sua prática. Também viu como é possível promover todos os benefícios que ele gera aos seus adeptos.

Aqui no site Guia de Terapia você encontra outros conteúdos de qualidade, sempre atualizado sobre o shiatsu e o mundo das terapias. Também trazemos sempre as informações a respeito dos nossos serviços de terapias, realizados pelos melhores profissionais da área. Entre em nosso site e conheça mais sobre elas!

Compartilhe este artigo com alguém que possa precisar de shiatsu ou outras terapias. E se você tem alguma dúvida, deixe-nos saber, teremos o maior prazer em te ajudar.