Causas da ansiedade, sintomas e tratamentos

Mulher demonstrando sintomas de ansiedade

As causas da ansiedade em um indivíduo podem ser muito variadas. E além das causas da ansiedade, seus sintomas podem refletir importantes condições, que quando percebidos, auxiliam na busca por um tratamento adequado, de forma a recuperar a condição natural o mais rápido possível.

Causas da ansiedade: conheça todas as causas que originam este transtorno

As causas da ansiedade podem agir de forma independente ou combinadas, acarretando desde pequenas crises de ansiedade até casos mais graves, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Entre as causas da ansiedade mais comuns estão os traumas que o indivíduo possui, situações de estresse, genética, algumas doenças físicas e depressão.

Pode ocorrer de o indivíduo ter ansiedade alternando com a depressão, já que uma pode acarretar na outra. Entre as causas da ansiedade, essa pode ser a condição mais complicada.

Já sabemos as causas da ansiedade, quais são os sintomas da ansiedade?

Existem diversos sintomas que podem ser indicadores de uma crise de ansiedade. Assim como as causas da ansiedade, eles variam conforme a pessoa, histórico e condição de cada um. Mas independente das causas da ansiedade, o mais importante é conseguir identificar e procurar um profissional para auxiliar no tratamento de ansiedade.

São sintomas mais comuns: respiração ofegante, palpitações, dores no peito, falta de ar, fala acelerada, insônia, enxaquecas, irritabilidade, tremores, agitação (pernas e braços), nervosismo, preocupação em excesso, medos persistentes, suor frio, pensamentos desequilibrados, desejo em roer unhas, tensão muscular, enjoo, náuseas, entre outros sintomas.

Tratamentos da ansiedade

Para tratar a ansiedade, o mais comum é a adoção de psicoterapia, aliada a medicamentos (como por exemplo os ansiolíticos).

Paralelo aos tratamentos convencionais, há a adoção de terapias alternativas. Entre elas, se destacam para o tratamento da ansiedade: acupuntura, terapia de florais, homeopatia, fitoterapia, meditação, ondas magnéticas e reflexologia.

E claro, melhor do que tratar ansiedade é evitar a ansiedade! Uma excelente forma de evitar a ansiedade é mantendo uma rotina de vida saudável, com hábitos de vida adequados à manutenção da saúde física e mental. Entre esses hábitos, podemos citar:

  • Manter boa noite de sono: reduz a ansiedade ao evitar o aumento das reações no cérebro;
  • Reduzir cafeína e açúcares: alimentos com cafeína e açúcares interferem na ansiedade promovendo palpitações e ainda impactam na saúde de modo geral;
  • Relaxar é preciso: se sua rotina estiver caótica ou tendendo à ansiedade, tente parar um pouco, fazer o que te acalma, ouvir uma música gostosa por exemplo, pode fazer diferença no final do seu dia;
  • Reduzir o ritmo: faz todo o sentido para manter uma rotina mais calma. Para que isso aconteça, acorde mais cedo que o costume e mantenha seu dia mais relaxado.

Agora que você já conheceu as causas da ansiedade, sintomas e tratamentos deste transtorno, fique de olho. A ansiedade pode se agravar quando não tratada, podendo gerar quadros mais críticos no decorrer do tempo.

Acompanhe nosso site Guia de Terapia. Nele você encontra muito conteúdo de qualidade, sempre atualizado sobre o mundo das terapias, e também apresenta informações sobre os serviços de terapia com os melhores profissionais da área. Entre e conheça mais sobre elas!

Compartilhe este artigo com alguém que possa estar com ansiedade. E se você tem alguma dúvida, deixe-nos saber, teremos o maior prazer em te ajudar.